Núcleo de Preservação do Patrimônio.

Patrimônio Histórico



O arquiteto urbanista Ernesto de Carvalho está à frente das ações de Patrimônio e realiza, entre outras, ciclos de palestras e visitas guiadas pelo centro histórico de salvador, atendendo a públicos diversos, destacando os profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo, história e restauro; estudantes universitários; e crianças e jovens, especialmente da rede pública de ensino. As ações da área de PATRIMÔNIO HISTÓRICO da Casa da Ponte vêm contribuir para a cultura de preservação, defesa e conservação do patrimônio, a partir de uma proposta de ocupação qualificada do Centro Histórico de Salvador.


Revitalização do nº 10, Pelourinho



A Casa da Ponte abrigará o Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico, propagando a preservação como valor inegociável e envolvendo intelectuais, profissionais do setor e comunidades da cidade de Salvador, por meio de ações de capacitação, estímulo ao debate e suporte a ações concretas.


O Centro Histórico de Salvador já viveu um grande movimento na área de conservação e restauração que contou com atividades de escolas-oficina e projetos sociais de aprendizado e capacitação de jovens. Diante do Centro Histórico e vizinhança, com seus exemplares artísticos e arquitetônicos de valor nacional e internacional, e arquivos históricos inestimáveis, o Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico dará sua modesta contribuição:


- Cursos livres de nível profissional ministrados por especialistas nas áreas de arquitetura, artes plásticas e história, tornando acessível o ensino e a formação nas áreas de conservação e restauração, e da história, para estudantes e profissionais do setor

.

- Cursos livres de nível profissional para capacitação de aprendizes de restauro e auxiliares de obra, ministrados por especialistas durante a execução de obras de restauração pelo escritório especializado na área de Urbanismo, Conservação e Restauração da Casa da Ponte.


- Cursos de sensibilização e capacitação de jovens aprendizes de comunidades da cidade com aulas in loco no Centro Histórico e em seus museus sobre conservação e restauração, história e história da arquitetura.


- Instalação de escritório especializado na área de Urbanismo, Conservação e Restauração, com profissionais responsáveis, para:
a) manutenção predial do edifício-sede por meio da realização de projeto de conservação e restauração arquitetônica e de projeto arquitetônico de requalificação e adaptação do imóvel para as finalidades específicas da Casa da Ponte, e execução dos serviços no edifício-sede;
b) atuação em parceira junto a órgãos com mandato na área de preservação do patrimônio para o desenvolvimento de projetos e execução de serviços desta natureza;
c) consultoria relacionada à ocupação qualificada de parques imobiliários de centros históricos, em especial o da cidade de Salvador.


Curadoria para o agendamento de palestras de intelectuais e profissionais do setor no +Programação da Casa da Ponte.


Intercâmbio com instituições vocacionadas com o patrimônio histórico e sua conservação, no Brasil e no exterior, de modo a compartilhar e enriquecer experiências.


O Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico oferecerá vagas para seus cursos livres, cobrando pela matrícula, e vagas gratuitas para as ações comunitárias, certificando a experiência de capacitação.


A Casa da Ponte é Música e Patrimônio Histórico


Faça parte

  • Prefeitura de Salvador