
A Casa da Ponte é
Música & Patrimônio Histórico

Núcleos Música Patrimônio
No Centro Histórico de Salvador, a Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques abriga os Núcleos de Difusão de Música Sinfônica e de Preservação do Patrimônio Histórico, mantendo um espaço dedicado à educação, cultura, diálogo e fruição. Em um lindo casarão do século XVIII, localizado no Largo do Pelourinho, mantém a Orquestra Afrosinfônica, duas escolas dedicadas à música e ao patrimônio histórico, e um centro cultural para a comunicação pública da Obra do Maestro, diálogos criativos com comunidades da cidade, e ocupação por artistas e intelectuais locais e de outras origens.
A proposta do Núcleo de Difusão da Música Brasileira coroa a trajetória do Maestro Ubiratan Marques em seu trabalho de composição, orquestração, criação de arranjos afrosinfônicos e regência que desempenha à frente da direção da Orquestra Afrosinfônica e Orquestra Sinfônica Popular Brasileira, surgidas ambas de ações de capacitação dirigidas pelo próprio Maestro e pelo instrumentista Gilberto Santiago. O Núcleo abriga ainda a escola NMM - Núcleo Moderno de Música.
O Centro Histórico de Salvador já viveu um grande movimento na área de conservação e restauração que contou com atividades de escolas-oficina e projetos sociais de aprendizado e capacitação de jovens. Diante do Centro Histórico e vizinhança, com seus exemplares artísticos e arquitetônicos de valor nacional e internacional, e arquivos históricos inestimáveis, o Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico dará sua modesta contribuição, sob direção do arquiteto urbanista Ernesto de Carvalho.
Orquestra
Afrosinfônica
[Música Preta Brasileira]
ÁLBUNS
ORIN, a Língua dos Anjos, 2021
Álbum indicado ao Grammy Latino 2021 [disponível em LP, CD (Japão), Plataformas Digitais]
BRANCO, 2015
[disponível em CD, Plataformas Digitais]