parallax background

A Casa da Ponte é
Música & Patrimônio Histórico

Núcleos Música Patrimônio



No Centro Histórico de Salvador, a Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques abriga os Núcleos de Difusão de Música Sinfônica e de Preservação do Patrimônio Histórico, mantendo um espaço dedicado à educação, cultura, diálogo e fruição. Em um lindo casarão do século XVIII, localizado no Largo do Pelourinho, mantém a Orquestra Afrosinfônica, duas escolas dedicadas à música e ao patrimônio histórico, e um centro cultural para a comunicação pública da Obra do Maestro, diálogos criativos com comunidades da cidade, e ocupação por artistas e intelectuais locais e de outras origens.


A proposta do Núcleo de Difusão da Música Sinfônica coroa a trajetória do Maestro Ubiratan Marques em seu trabalho de composição, orquestração, criação de arranjos sinfônicos e regência que desempenha à frente da direção da Orquestra Afrosinfônica e Orquestra Sinfônica Popular Brasileira, surgidas ambas de ações de capacitação dirigidas pelo próprio Maestro e pelo instrumentista Gilberto Santiago. O Núcleo abriga ainda a escola NMM - Núcleo Moderno de Música.
O Centro Histórico de Salvador já viveu um grande movimento na área de conservação e restauração que contou com atividades de escolas-oficina e projetos sociais de aprendizado e capacitação de jovens. Diante do Centro Histórico e vizinhança, com seus exemplares artísticos e arquitetônicos de valor nacional e internacional, e arquivos históricos inestimáveis, o Núcleo de Preservação do Patrimônio Histórico dará sua modesta contribuição, sob direção do arquiteto urbanista Ernesto de Carvalho.

Orquestra
Afrosinfônica



A ORQUESTRA AFROSINFÔNICA, sob a regência do Maestro Ubiratan Marques, faz uma abordagem erudita a pesquisas sonoras e conceitos intimamente ligados à música afro-brasileira, expressando-se sob forma de poemas sinfônicos.Esse conceito “afrosinfônica”, cunhado pelo Maestro, decorre da dissecação de elementos dessas expressões musicais para a composição de temas inéditos e tratamentos posteriores, como a criação de arranjos sinfônicos e orientação da expressão que se pretende extrair de cada instrumento da orquestra.

Núcleo Moderno
de Música



O NÚCLEO MODERNO DE MÚSICA foi fundado a partir das experiências e da formação popular e erudita de seus criadores, os músicos Ubiratan Marques e Gilberto Santiago. No NMM são ministrados cursos de formação e cursos livres de música, por professores que trafegam entre o acadêmico e o mercado, com conteúdos que passeiam desde o desenvolvimento técnico profissional até o desejo e necessidade complementar de músicos e estudantes.
Conheça o NMMonline | Aulas em ambiente virtual.

Patrimônio
Histórico



As ações da área de PATRIMÔNIO HISTÓRICO da Casa da Ponte vêm contribuir para a cultura de preservação, defesa e conservação do patrimônio, a partir de uma proposta de ocupação qualificada do Centro Histórico de Salvador. O arquiteto urbanista Ernesto de Carvalho está à frente das ações de Patrimônio e realiza, entre outras, ciclos de palestras e visitas guiadas pelo centro histórico de salvador, atendendo a públicos diversos, destacando os profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo, história e restauro; estudantes universitários; e crianças e jovens, especialmente da rede pública de ensino.

A Casa da Ponte é Música e Patrimônio Histórico


Faça parte

  • Prefeitura de Salvador