Na Rede | Ponte para a Educação
[informações complementares]
🎼 PROJETO
No Centro Histórico de Salvador, a Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques abriga o Núcleo de Difusão de Música Sinfônica, mantendo um espaço dedicado à educação, cultura, diálogo e fruição, onde abriga a Orquestra Afrosinfônica e o NMM - Núcleo Moderno de Música, escola dedicada à música, além de um centro cultural para a comunicação pública da obra do Maestro, diálogos criativos com comunidades da cidade, e ocupação por artistas e intelectuais. A Orquestra Afrosinfônica se expressa a partir de uma abordagem erudita decorrente de pesquisas sonoras e conceitos intimamente ligados à música afro-brasileira, executando composições de poemas sinfônicos. O NMM foi fundado a partir das experiências e formação popular e erudita de seus criadores, os músicos Ubiratan Marques e Gilberto Santiago. Ali são ministrados cursos de formação e cursos livres, por professores que trafegam entre o acadêmico e o mercado. Em 2020 foi formatado ainda o NMM online oferecendo aulas em ambiente virtual
.A Casa da Ponte Maestro Ubiratan Marques, através do seu Núcleo Moderno de Música - NMM online, realizará 11 (onze) Cursos Livres de Música, oferecendo 88 oficinas gratuitas. Será realizado, ainda, um Concerto Didático da Orquestra Afrosinfônica, gravado remotamente. Todas as ações serão filmadas e disponibilizadas para exibição na TVdaPonte, Canal Youtube da ONG, ampliando o acesso livre a todos os conteúdos. O projeto priorizará na seleção de alunos para as oficinas o público afrodescendente.
🎼 PONTE PARA A EDUCAÇÃO | NA REDE
A Casa da Ponte parte do princípio de que seria incompleta a sua experiência e resposta artística e institucional sem a aproximação e relacionamento com as comunidades da cidade de Salvador. Seu projeto de educação musical, socialização e desenvolvimento humano promove a aproximação e relacionamento com comunidades de Salvador que se destacam pela identificação de relevante trabalho de cunho social com forte viés de produção simbólica afrodescendente. A chave dessa relação é o diálogo criativo que se busca estabelecer sob as formas de ações de capacitação em música. O recall da associação entre o Maestro Ubiratan Marques e o NMM junto a essas comunidades confirmam-se como um inequívoco valor agregado pela ONG
.A bem-sucedida experiência de capacitação no Centro Histórico de Salvador, demonstra que já foi testada e aprovada a ideia de uma escola de música com essa proposta. Ampliando o acesso, em 2020 foi criado o “NMM online”, modalidade dos Cursos oferecidos de forma remota através de plataformas digitais, o que ampliou o acesso aos cursos, principalmente no momento particular em que vivemos um momento de pandemia.
Já a Orquestra Afrosinfônica se expressa a partir de uma abordagem erudita decorrente de pesquisas sonoras e conceitos intimamente ligados à música afro-brasileira, antes sob forma de arranjos que dialogavam com os ritmos e cantos próprios de cada orixá, os pontos de candomblé, e hoje a partir de composições de poemas sinfônicos. É desafiador dialogar com expressões orais identitárias brasileiras tão resistentes e marcantes quanto o congo, o maracatu e o bloco afro, entre tantas outras. Certo é o exemplo, e sentimento, de alteridade e iniciativa de interação, por sua necessidade de compreender o “código do outro” e pelo processo de invenção consciente do processo cultural da diáspora africana. O Concerto Didático com execução da Orquestra Afrosinfônica, portanto, levará ao público toda essa expressão, tão fundamental para a cultura da nossa cidade.